top of page
marca-letra-C.png

Comissão de Cartéis: Manoella Jatobá, Thaine Araújo e Vera Edington (coordenação)

 

Ao decantar os elementos mínimos da palavra CARTEL, entre giros, a surpresa se escreveu em anagrama. Ali se encontrava, espelhada, letraC! Esse espaço do FCL-SSA mantém a aposta no trabalho em cartéis e se dedica a zelar pelos
princípios desse dispositivo. Acolhe as propostas, cuida da constituição, orienta o trabalho de cartel e propõe espaços nos quais os cartelizantes possam trazer a público suas produções e também as crises enfrentadas no percurso.
Assim, essa Comissão de Cartéis tem como finalidade animar nossa comunidade para o trabalho a partir desse dispositivo, órgão de base da Escola, fundamental para a formação do psicanalista.


Em “Ato de fundação”,1 Lacan apresenta o cartel como um dos pilares de sua Escola e como dispositivo que faz resistência à mestria. Cartel como dobradiça que dá acesso a uma Escola de psicanálise, enlaçando, inclusive, intensão e
extensão; enlace esse que ata, sem, contudo, obturar o furo no saber. Uma fórmula Ⱥ-riscada e provocadora, que convoca ao trabalho animado pela causa analítica.


Um pequeno grupo de trabalho. Três a cinco pessoas se escolhem a partir de um tema em comum, no qual o mais-um, uma função, eleito entre os próprios cartelizantes, faz barra aos efeitos de grupo e promove a circulação da palavra.
“Ficará a cargo dele velar pelos efeitos internos à empreitada, e provocar sua elaboração.”18 Com o prazo de até dois anos de trabalho, o cartel convoca à precipitação de um produto de cada participante e, por incluir o princípio de dissolução, prevê a necessária descolagem do grupo; colar, (de)colar, descolar, que endereça uma produção à comunidade analítica, fazendo, assim, “Escola”.


Ao final, isso é o que causa um a um, em sua escolha pela psicanálise, um desejo decidido e uma aposta, que, para além de amarrar o singular e o coletivo, convocam-nos a dar tratamento ao real na formação do psicanalista. Acreditamos que “a cada vez que um cartel se constitui renova, em ato, a proposição de Lacan para sua Escola”.3


Em março, para abrir o Espaço letraC, teremos a participação da colega Maria Laura Cury Silvestre, do Fórum do Campo Lacaniano São Paulo (FCL-SP). Também contaremos com três momentos de debates intercartéis. E, para cada encontro, convidamos dois cartéis com temas próximos, para que os cartelizantes possam dialogar sobre alguns pontos de seus estudos, suas elaborações, em uma boa roda de conversa.


Mais uma vez, nossa Jornada de Cartéis acontecerá em junho, com a presença da colega Daniele Baggio, do Fórum do Campo Lacaniano Alagoas (FCL-AL), e contaremos com a animação de cartelizantes que desejem trazer a público suas
elaborações possíveis, migalhas de saber recolhidas no trabalho. Afirmamos, com Ida Freitas, que “a Jornada de Cartéis é uma oferta da Escola para que, aqueles que desejem, tenham a oportunidade de mostrar seu trabalho, suas
reflexões, suas inquietações e questionamentos, receber o devido acolhimento da comunidade e trocar com ela”.
Aquele que desejar participar de um cartel deverá entrar em contato com a Comissão de Cartéis pelo e-mail espacoletrac.forumsalvador@gmail.com.


Participantes das atividades poderão solicitar, por esse e-mail, o acesso ao Mural do Cartel FCL-SSA, pelo qual poderão acompanhar notícias sobre temas já propostos. Quanto àqueles que estejam a aproximar-se do FCL-SSA neste momento, orientamos solicitar uma entrevista de acolhimento pelo e-mail comissaodeacolhimentofclssa@gmail.com.
Pois então: “Vão em frente, coloquem-se entre vários, colem-se juntos pelo tempo necessário para fazer algo, e depois dissolvam para fazer outra coisa.”4

Para mais informações sobre a programação completa do espaço letraC acesse a aba "Programa".

______________________

1 Lacan, J. (2003). Ato de fundação. In J. Lacan. Outros escritos. Rio de Janeiro: Zahar Editor. (Trabalho original publicado em 1964)

2 Lacan, J. (2022). D’e[s]colagem. In J. Lacan. Nos confins do seminário (p. 68). Rio de Janeiro: Zahar. (Trabalho original publicado em 1980)

3 Milagres, A. O cartel: uma chance de fazer Escola. Comunicação oral em 23 de março, 2024, no FCL-SSA.

4 Lacan, J. (2022). Sr. A. In J Lacan. Nos confins do seminário (p. 73). Rio de Janeiro: Zahar. (Trabalho original publicado em 1980)

/

Cartéis em funcionamento

Seminário XX – Mais, ainda
Larisa Andrade Castro, Alba Varela Gois Nascimento, Romilson Nascimento, Bruna Couto Rocha e Isadora Teixeira (+1)

 

Branquitude e psicanálise
Caroline Boa Sorte, Joanna Neves, Pollyana Almeida, Tamiris Sapucaia, Vera Edington e Sheyna Vasconcellos (+1)


Amor, sexualidade, feminilidade 

Pedro Brasileiro, Camila Ferreira, Alice Weber, Catarina Silva e Olga Amazonas (+1)


A transmissão da falta
Danielle Figueiredo, Ana Carolina Oliveira, Vera Edington, Laíse Caldas, Carla Góes e Tamiris Sapucaia (+1)

 

A angústia
Ana Flávia Petrovcic Fattore, Célia Fiamenghi, Carmen Lavigne, Mônica Venâncio e Andréa Hortélio Fernandes (+1)

 

Histórias clínicas de Freud
Daiane Nascimento, Pedro Brasileiro, Olga Amazonas, Celisa Prado e Marrahdna Costa (+1)


Os tempos do sujeito na clínica com crianças
Carla Góes, Manuella Jatobá, Romilson Nascimento e Thaine Araújo (+1)


A identificação
Fernanda Costa, Fernanda Cristina Wandal dos Santos, Isabela Silva Oliveira, Simone de Souza, Gabriela Fuly Glatthardt e Luanda Francine Garcia da Costa (+1)


A função do corpo do analista na prática clínica
Ana Paula Brasiliano, Ida Freitas, Sérgio Garrido, Lucas Vezedek Passarinho, Sheyna Vasconcelos e Márcia Tourinho (+1)


Tempo e psicanálise
Silvana Pessoa, Pedro Brasileiro, Vera Edington e Carla Goés (+1)

Sexualidade e feminilidade
Andréa Fiamenghi, Lívia Cury, Glenda Adalta Leão de Queiroz, Gabriela Fuly Glatthardt, Júlia Ferreira Moscoso e  Alessandra de Paula Gonzaga de Almeida (+1)


A ética da psicanálise
Pollyana Almeida, Sérgio Garrido, Andréa Lima, Bruna Rocha, Jaciane Rangel e Fernanda Costa (+1)


Imigração e desejo
Leticia Maísa Eichcherr, Luiza Achy, Norma Valença e Mariana Rodrigues Anconi (+1)


Leitura do Seminário 23
Lucía López da Silva, Rosilene Sessin de Fraga, Cibele Aparecida de Oliveira Alves e Fagner Ribeiro (+1)


Psicanálise e migração
Sonia Lucia Mota Pinheiro Marques, Maria Paula De Souza, Fernanda Costa, Magali Cabral, Fernanda de Andrade Proença e Daissy Soraya Diaz Matallana (+1)


Meio ambiente e ansiedade climática
Renata A. Soares, Luanda Francine G. da Costa, Fernanda Dal Pizzol Moro e Fernanda Wandal (+1)

CARTÉIS INTERFÓRUNS COM MEMBROS DO FCL-SSA


A ética da psicanálise
Fabiana Fontes, Aline Fiamenghi, Célia Fiamenghi, Thaine Araújo e Olga Amazonas (+1). Fóruns: FCL-SSA e FCL-SP.

Interpretação dos sonhos
Dulce Dedino, Lorena Barreto, Jaciane Rangel, Olga Amazonas e Camila Ferreira (+1). Fóruns: FCL-SSA e FCL-SP.


Cem anos de solidão
Francina Evaristo de Sousa, Vera Edington, Pricila Pesqueira, Flávia Tereza e Zilda Machado (+1). Fóruns: FCL-BH, FCL- SB, FCL-MS e FCL-SSA.


A maternidade e o desejo da mulher
Andréa Hortélio Fernandes, Cecilia Randich, Elynes Barros Lima, Julieta De Battista, María Victoria García Cingolani e  Gabriela Monteiro Simão (+1). Fóruns: FCL-SSA, FCL-Fortaleza, FPL-Itália, Foro Analítico del Río de la Plata e Foro Psicoanalitico de Puerto Rico.


Seminário 20 – Mais, ainda
Annelise Hartini Hilling, Cristina Viegas, Francisco Dias, Mariana Ferreira, Pastora Rivera e Sônia Pinheiro (+1). Fóruns: FCL-SSA e Foro Psicoanalítico de Madrid.


Letra e escrita
Anna Paula Fagundes, Andréa Lima, Isloany Machado, Vanusa Rego e Claudia Saldanha (+1). Fóruns: FCL-SSA, FCL-Fortaleza, FCL-MS e FCL-Belém.

bottom of page